Jerusalém

Jerusalém

Algumas considerações

Caro Leitor,

Bem vindo ao Blog Netivyah.

Antes de ler esse blog necessário comentarmos sobre o que significa Netivyah e tecermos
algumas considerações a cerca do nome de D-us e Jesus, principalmente sobre a grafia. Espera-se que todos compreendam as considerações apresentadas.
A palavra Netivyah quer dizer em hebraico “seguidores do caminho”, termo pelo qual os discípulos de Yeshua HaMashiach (Jesus, o Messias) eram conhecidos.
Sobre a grafia do nome D-us, optamos por não usar a palavra Deus, pois o nome verdadeiro de D-us é impronunciável - יהוה - mas sim a forma hebraica transliterada (na transliteração o nome de D-us pode ser: YHWH, YHVH, JHWH ou JHVH), desta forma, preferimos usar a palavra D-us (D'us) ou D-s (D's), fazendo menção ao tetragrama que ninguém sabe como se pronuncia. Isto ocorre porque a pronuncia limitaria D-us.
Já a palavra Jesus estaremos preferencialmente se referindo ao seu nome verdadeiro em hebráico - Yeshua (pronuncia Iexua) - pois não se traduz nome. Somente nos casos em que se envolva religiões cristãs é que o nome Jesus será mencionado, nos demais casos o nome será Yeshua.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Protestantismo

Protestantismo é, ao lado do Catolicismo e da Igreja Ortodoxa, um dos grandes ramos do Cristianismo. O nome “protestante” provém dos protestos dos cristãos do século XVI contra as práticas da Igreja Católica, esses romperam com a mesma, por isso, a palavra é de cunho histórico. Em alguns países, especialmente no Brasil, o termo “protestante” é substituído por “evangélico”, retirando a conotação polêmica da palavra usada para designar os protestantes e dando uma característica mais positiva e universal.
No século XVI, um padre alemão chamado Martinho Lutero iniciou um movimento de reforma religiosa que culminaria num cisma, ou seja, numa divisão no seio da Igreja Católica. Foi assim que surgiram outras igrejas, igualmente cristãs, mas não ligadas ao Papado. Lutero e os outros reformistas desejavam que a Igreja Cristã voltasse ao que eles chamavam de "pureza primitiva". Tais idéias foram detalhadas em 95 teses, elaboradas por Lutero, porém resultantes de uma série de discussões que envolveu boa parte do clero alemão. Entre outras propostas, sugeria-se a supressão das indulgências - que consistiam na remissão das penas referentes a um pecado, a partir de certos atos de devoção e piedade e até mesmo da compra do perdão por meio das autoridades eclesiásticas. A mediação da Igreja e dos Santos também deixaria de existir, prevalecendo então a ligação direta entre Deus e a humanidade. É por isso que, nas igrejas protestantes, não vemos imagens de santos e nem temos o culto à Virgem Maria, mãe de Jesus. Assim, os motivos para esse rompimento incluíram principalmente as práticas ilegítimas da Igreja Católica, além da divergência em relação a outros princípios católicos como: a adoração de imagens, o celibato, as missas em latim, a autoridade do Papa, etc..
Originalmente, Lutero e seus pares não pretendiam provocar um cisma na Igreja, mas apenas rediscutir algumas diretrizes e efetuar mudanças. Porém, em 1530, Lutero foi excomungado pelo Papa. Essa medida alterou radicalmente os rumos da fé cristã na Europa e no mundo.
Para os protestantes, a salvação é dada através da graça e bondade de Deus, na qual cada pessoa pode se relacionar diretamente com seu Criador, sem a necessidade de um intermediário; diferentemente da fé católica, a qual diz que o único método de se obter a salvação é através dos sacramentos e rituais para purificação da alma feitos através de pessoas santificadas (padres, bispos, etc.).
Os protestantes defendem a extinção de qualquer tipo de sacramento e a crença de que a única autoridade a ser seguida é a Palavra de Deus, presente na Bíblia Sagrada. Desta forma, através da ação do Espírito Santo, os cristãos, ao lerem a Bíblia, têm uma maior harmonia com Deus. Por esse motivo, a partir da Reforma Protestante, a Bíblia foi traduzida para diversas línguas e distribuída sem restrições para as pessoas.
O protestantismo pode ser subdividido em ramos, como o luteranismo, calvinismo, anglicanismo, etc. Atualmente, costuma-se dividir as igrejas protestantes em pentecostais e neo-pentecostais.
O primeiro país a aderir ao luteranismo foi a Alemanha, berço de Lutero. Depois, a Reforma irradiou-se pela Europa. Em 1537, a Dinamarca, a Suécia, a Noruega e a Islândia já tinham aderido aos princípios luteranos. Na Suíça, foi um ex-padre, Huldreich Zwingli, quem difundiu o protestantismo e, na França, o propagador foi João Calvino (1509-1564). A Reforma Protestante também triunfou na Escócia e nos Países Baixos.
No Brasil, o protestantismo foi trazido através da invasão holandesa entre os anos de 1624 e 1625, sendo propagada principalmente entre os índios. Pesquisas recentes mostram o crescimento do protestantismo no Brasil: em 1970, o Censo do IBGE registrava cerca de 4,8 milhões de evangélicos; em 1980, 7,9 milhões; em 1991, 13,7 milhões; em 2000, 26,1 milhões. Segundo o IBGE, se esse crescimento se mantiver estável ao longo dos anos, no ano de 2020, metade da população brasileira será evangélica.Sabe-se que existe atualmente cerca de 593 milhões de protestantes no mundo. O país mais protestante do mundo é os Estados Unidos da América, com um número de quase 163 milhões de protestantes.

2 comentários:

keu disse...

Antes de tudo parabéns pela iniciativa!
É muito bom poder usufruir de sites como esse para o crescimento do conhecimento, como eu disse vou ler com calma, mas pelo passar de vista já pude percecer que é interessante.
E as fotos no layout ficaram otimas!
Bjuss ;)))

Anônimo disse...

TALI TA PEERFEITOOO OTIMO
O BLOG O FORMADO DO BLOG TEM HAVER DO Q SE TRATA.... TRANSMITE UM CERTA "PAZ". EM RELAÇAO AO PÚBLICO TA SEGUIMENTADO E AO MESMO TEMPO NAO, GOSTEI DISSO....

AGORA UMA OPINIÃO TENTE REDUZIOR MAIS OS TEXTOS COLOCA AS IDEIAS PRNCIPAIS

E NAO ESQUEÇA DE FAZER A MALA DIRETA VIU?

BJOS
ASS. TIZA