Jerusalém

Jerusalém

Algumas considerações

Caro Leitor,

Bem vindo ao Blog Netivyah.

Antes de ler esse blog necessário comentarmos sobre o que significa Netivyah e tecermos
algumas considerações a cerca do nome de D-us e Jesus, principalmente sobre a grafia. Espera-se que todos compreendam as considerações apresentadas.
A palavra Netivyah quer dizer em hebraico “seguidores do caminho”, termo pelo qual os discípulos de Yeshua HaMashiach (Jesus, o Messias) eram conhecidos.
Sobre a grafia do nome D-us, optamos por não usar a palavra Deus, pois o nome verdadeiro de D-us é impronunciável - יהוה - mas sim a forma hebraica transliterada (na transliteração o nome de D-us pode ser: YHWH, YHVH, JHWH ou JHVH), desta forma, preferimos usar a palavra D-us (D'us) ou D-s (D's), fazendo menção ao tetragrama que ninguém sabe como se pronuncia. Isto ocorre porque a pronuncia limitaria D-us.
Já a palavra Jesus estaremos preferencialmente se referindo ao seu nome verdadeiro em hebráico - Yeshua (pronuncia Iexua) - pois não se traduz nome. Somente nos casos em que se envolva religiões cristãs é que o nome Jesus será mencionado, nos demais casos o nome será Yeshua.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Mulheres da Primeira Aliança

Muito se fala sobre os homens na Bíblia. Mas só homens foram os personagens da história bíblica? Não. Então a sociedade esqueceu as mulheres? As mulheres foram reduzidas ao esquecimento? Também não.
Bem, as mulheres foram de tanta importância quanto os homens. Sempre ouvimos o relato de Adão e Eva. Eva é a mulher mais conhecida por ter sido a primeira mulher que a Bíblia relata, mas existiu diversas mulheres, como: Eva, Sara, Rebeca, Lia, Bila, Raquel, Miriã, Débora, Rute, Ana, Abisag, Judite, Ester, Abigail , Agar, Bate-Seba, Diná, Lea, Mical, Tamar, Zípora, Azenate, Zilpa, Joquebede, Helá, Naará, Ainoã, Maaca, Zeruia, Eglá, Quézia, Adá e Besemate. Importante informar que todas as mulheres mencionadas estão na Bíblia católica e a maioria dessas mulheres também se encontram na Bíblia protestante e hebráica.
Além dessas mulheres, é de fudamental importância não esquecer a figura de Lilith, apesar das controversas a respeito se exitiu ou não uma mulher antes de Eva, pois Lilith se encontra no "livro" de Isaías 34:14.
Fato relevante é que muitas das mulheres na Bíblila salvaram milhares de vidas como Ester.
Assim, verifica-se que as Escrituras sagradas não comenta somente sobre homens, mas do ser humano, seja homem ou mulher.

4 comentários:

Unknown disse...

Talita,achei fantástico o seu blog,nunca li tantas informações legais como estas.
Super diferente,começando pelo título.rsrsrsrsrsrs
Parabéns,consegue prender a atenção do leitor.
Adorei

Ahh só para lembrar,bota uma foto vc com o véu.

Unknown disse...

Talita...
adoraria ver fotos suas aki, e aqui td mundo realmente ta esperando é a de lenço.
Acho q faltou um pouco disso, de vc n se identificar no blog.
Acho q as cores tbm não foi bem escolhida.
Fora isso gostei das histórias e enquetes!
bjusss

luca disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Wallace Freire disse...

Muito bom...começando pelo nome vc deveria explicar logo no cabeçalho para o leitor indentificar logo do que se fala,prender logo no primeiro olhar.OS textos estao realmente muito grande reduz um pouco, achei um pouco desarrumado na escolha dos locais que colocou os links,