Jerusalém

Jerusalém

Algumas considerações

Caro Leitor,

Bem vindo ao Blog Netivyah.

Antes de ler esse blog necessário comentarmos sobre o que significa Netivyah e tecermos
algumas considerações a cerca do nome de D-us e Jesus, principalmente sobre a grafia. Espera-se que todos compreendam as considerações apresentadas.
A palavra Netivyah quer dizer em hebraico “seguidores do caminho”, termo pelo qual os discípulos de Yeshua HaMashiach (Jesus, o Messias) eram conhecidos.
Sobre a grafia do nome D-us, optamos por não usar a palavra Deus, pois o nome verdadeiro de D-us é impronunciável - יהוה - mas sim a forma hebraica transliterada (na transliteração o nome de D-us pode ser: YHWH, YHVH, JHWH ou JHVH), desta forma, preferimos usar a palavra D-us (D'us) ou D-s (D's), fazendo menção ao tetragrama que ninguém sabe como se pronuncia. Isto ocorre porque a pronuncia limitaria D-us.
Já a palavra Jesus estaremos preferencialmente se referindo ao seu nome verdadeiro em hebráico - Yeshua (pronuncia Iexua) - pois não se traduz nome. Somente nos casos em que se envolva religiões cristãs é que o nome Jesus será mencionado, nos demais casos o nome será Yeshua.

sábado, 7 de junho de 2008

Adá (esposa de Lémech) e Ada (esposa de Essáv)

Na Bíblia existe duas mulheres com este nome. A Primeira Adá é mencionada no livro de Gênesis como uma das duas esposas de Lameque (Lémech - לָמֶךְ / לֶמֶךְ) e que foi mãe de Jabal e de Jubal (Gen. 4:19 e seguintes). Lameque (Lémech era cego) é a sétima geração de Caim (Caim matou Abel, sendo o primeiro assassinato conhecido na Bíblia). Lameque tinha saído com seu filho Tubal-Caim para caçar. Era Tubal-Caim que guiava e indicava a caça, entretanto ele confundiu Caim com algum animal, Lémech então matou o seu Heptavô com uma flechada. Ao perceber o seu erro, Lémech feriu a si próprio, mas um dos golpes feriu na cabeça o seu filho, matando-o.
A segunda Adá foi uma das esposas de Esaú ((Essáv - עֵשָׂו ), também foi chamado de Edon (vermelho - אֱדוֹם), irmão de Jacó ou Jacob (Iaacóv ou Yaʿaqov - יעקב), filho de Isaac ou Isaque (Yits'chac ou Yitzhak - יצחק)). Ela era de Canaã, filha de Elom (Elon), o heteu (Chiteu).

Nenhum comentário: